Os fogos de artifício e os GATOS
Você já se deu conta que estamos há 15 dias de 2022? Pois é, o Novo Ano está aí e se você quer uma "virada" bem tranquila e com zero estresse, para o seu filho bigodudo, deve começar a pensar desde já no bem-estar dele.
Quem é pai ou mãe de gato há mais tempo sabe que eles costumam ficar estressados neste dia do ano, já os de primeira viagem precisam saber que assim como os cachorros, os felinos domésticos também podem passar maus bocados sempre que acaba a contagem regressiva no dia 31 e a chuva de fogos de artifício começa.
Luzes, barulhos, gritaria dentro de casa, tudo isso é um cenário catastrófico para os gatos, que provavelmente acham que o mundo está acabando e que precisam achar um abrigo rapidamente antes que seja tarde demais. Ressabiados por natureza, os bichanos têm o instinto de sair em disparada a qualquer sinal de perigo, podendo se machucar no caminho, correr para rua ou até ter uma crise nervosa que pode deixar consequências para o resto da vida.
Pensando nisso, o Jack Miauu, preparou algumas dicas que com certeza irão te ajudar a não falhar nessa missão, olha só!
1) Não deixe seu gato sozinho e nem ter acesso à rua: A primeira atitude do seu gato ao ouvir os fogos, provavelmente, vai ser tentar fugir. Por isso, é importante evitar que ele tenha acesso à rua neste momento, ou o bichano pode acabar se perdendo. Mas nada de prender o animal com coleiras nem nada do tipo, ou ele pode acabar se machucando durante uma tentativa de fuga, feche as portas e janelas, mostre pra ele que você está por perto;
2) Prepare um cantinho da casa para isolar o seu gato nessas ocasiões: É importante que o cômodo seja aconchegante e tenha alguns itens para o seu pet se distrair, por exemplo: os brinquedos preferidos dele, nichos, prateleiras e a sua caminha. Você, inclusive, pode tentar brincar com o seu amigo para fazê-lo esquecer dos barulhos do lado de fora.
3) Em hipótese nenhuma tente pegar o gato no colo: Como o bichano está passando por um momento de estresse, ele pode acabar te atacando sem querer. Respeite o espaço dele, mas não o deixe sozinho nesse momento. Seu amigo de quatro patas só precisa saber que está tudo bem e que o mundo não está acabando, de fato.
4) Ligue a televisão ou coloque uma música para abafar o barulho dos fogos: Essa é a melhor forma de abafar o som que vem de fora, e também é uma boa forma de distrair o gatinho. Coloque em um canal atrativo para o pet ou então uma trilha sonora com sons da natureza para deixar o animal mais confortável.
5) Calmantes naturais para gatos podem ajudar: No caso de pets que têm um histórico de ansiedade, os calmantes naturais são uma boa opção, desde que tudo tenha sido conversado com o veterinário.
Agora que você já sabe como cuidar do seu melhor amigo, nesse dia de festa e comemoração, temos certeza que tudo acontecerá de forma natural e em harmonia!!!
Obrigado por estar conosco, nos inclua entre seus FAVORITOS e vamos trocar experiências!!!
Até a próxima!!!
Com todo cuidado,
Equipe – Jack Miauu