A História dos Gatos X Humanos

A História dos Gatos X Humanos

Estudos estimam que exista em todo o mundo cerca de 500 milhões de gatos, e o Brasil é um dos países mais populosos quando falamos desse felino tão estimado, ficando em quarto lugar nesse ranking populacional gatesco, e vem aumentando cada vez mais ano após ano. Segundo o Instituto Pet Brasil relata que uma estimativa levanta pelo IBGE sobre a população de animais em território nacional os gatos contabilizam 23,9 milhões (dados de 2018). Isso só nos mostra o quanto esse mundo felino está cada vez mais presente em nosso cotidiano e nós humanos cada vez mais apaixonados por esses curiosos animais.

Os Gatos domésticos habitam o nosso planeta a mais de 10 mil anos, e surgiram incialmente na região do Oriente Médio, no entanto, a história diz que esse animal descende diretamente de Miacis, seu nome vem do grego “animal mãe”, esse predador habitou o planeta a cerca de 55 milhões de anos, Miacis foi um mamífero, carnívoro pré-histórico primitivo e viveu no fim da era Paleoceno ao Eoceno, seu tamanho era de 20 a 30 cm e pesava até 7 kg.

No Egito Antigo (a.c), os gatos eram mais que animais domésticos e existia certa mistificação em torno desse animal, os egípcios acreditavam que os gatos eram mágicos e que por isso traziam boa sorte então passaram a ser adorados, os faraós os amavam tanto que quando seus bichanos morriam eles eram mumificados e colocados junto de seus donos, pois se acreditava que mesmo após a morte eles continuavam lhes trazendo boa sorte e os familiares próximos raspavam suas sobrancelhas como sinal de luto pelo animal querido. No Museu Nacional UFRJ, da cidade de Rio de Janeiro/RJ, é possível encontrar um animal mumificado em exposição.

As mulheres egípcias tentavam imitar os contornos dos olhos iguais aos dos bichanos tamanho era o valor de sua admiração, as lendas egípcias nos traz a deusa Bastet, corpo humano e sua cabeça era representação de um gato, a deusa da fertilidade, da musica, da dança e do amor. E tem mais, quem ousasse ferir um desses animais era condenado a morte, esse amor pelos nossos amiguinhos felinos é muitooooo antigo mesmo.

A história e a relação desses animais X humanos é cercada por muitas mistificações, o gato preto por exemplo além de trazer má sorte na idade Média era associado a bruxaria, já que viviam em companhia de mulheres que posteriormente foram condenadas como bruxas, a história que o gato tem 7 vidas advêm desse período já que os felinos são muito articulados, ágeis e de reflexos rápidos, essas habilidades eram associadas a magia negra e por isso lhes garantia um número maior de vidas.

Os japoneses não só adoram esses felinos, como os transformaram em desenhos animados e magas, Doraemon, a famosa Hello Kitty, Jibanyan, Totoro, entre outros, essa importância sobre esses gatinhos é tanta, que na cidade de Kagoshima é possível encontrar um santuário xintoístas dedicado para gatinhos, outra coisa super comum de se encontrar no Japão são os Maneki neko, são amuletos em forma de gatinhos e sua função é de trazer boa sorte, e no dia 22 de fevereiro se comemora o Dia do Gato.

Nos dias atuais essa relação de gatos X humanos, é muito mais suave, sem crenças esquisitas ou extremistas, a relação do bichano e seu tutor é consensual e amoroso, e muitas vezes a família que o adota se adapta inteira pra dar o melhor para esse amiguinho, cientista provam que ter esse amigo felino por perto faz muito bem a saúde do humano, esse estudo foi feito pela faculdade de Minnesota nos Estados Unidos em 2009, os pesquisadores descobriram que a presença desses animais diminuem o nível de stress em seu tutor, por tanto 30% a menos de chances de um ataque do coração, quem convive com esses queridos sabem que eles são amorosos, dóceis e fieis.

 

Obrigado por estar conosco, nos inclua entre seus FAVORITOS e vamos trocar experiências!!!

 

Até a próxima!!! 

 

Com todo cuidado,

Equipe – Jack Miauu

Menu

Rod. Comandante João Ribeiro de Barros, Km 418, s/n Chácara Rosário - CX Postal 64 - Garça - São Paulo CNPJ: 48.204.754/0001-90

Curta Nossas Redes Sociais